Tweak Me



Melhore o desempenho do computador fazendo pequenas mudanças nas funções e serviços do sistema.

O TweakMe é um programa cujo objetivo é oferecer uma série de ferramentas para melhorar a performance de seu computador. A ideia é otimizar o desempenho desabilitando ou personalizando o funcionamento de alguns componentes do Windows. Tais alternativas, como padrão, costumam vir desabilitadas ou requerem muitos passos para que o usuário as faça sem o auxílio de outro aplicativo.
Com esta ferramenta é possível executar alguns ajustes no sistema (sem ter que inserir comandos manualmente nos arquivos de registro) de forma a deixá-lo mais rápido. No entanto, antes de você começar as alterações, cabe um aviso: sempre é bom lembrar que esse tipo de programa pode ocasionar mudanças drásticas no sistema.
Assim, é sempre recomendado criar um ponto de restauração antes de aplicá-las. Dessa forma, é possível reverter os resultados com o mínimo de dano, caso não fiquem de acordo com o desejado.

Instalação

No momento da instalação, é oferecida a possibilidade de instalar uma barra de ferramentas para o Chrome. Se você não quiser fazê-lo, basta desmarcar a alternativa e continuar a operação normalmente.

Ferramentas para ajustes

O aplicativo opera a partir de uma única janela, no entanto ele divide as funções em categorias, para facilitar o uso. A primeira delas é a “Tweak”. Ali, você encontra as alternativas para ajustar funções do sistema, também divididas em grupos. O primeiro, “Action-center” se responsabiliza por desabilitar as mensagens do sistema (que aparecem próximas ao Relógio).
Veja que há uma série de mensagens que podem ser desativadas: de firewall, antivírus ou até mesmo todas. Para ativar qualquer uma das alternativas, basta marcar a caixa de seleção presente ao lado delas. O segundo grupo, “Aero”, apresenta formas de desativar recursos do Aero do Windows, que embora seja parte marcante do sistema, pode ser pesado para computadores com poucos recursos.
Categorias de ajustes
“AntiSpy” traz a possibilidade de desativar os relatórios da ferramenta de anti-spyware. “Internet Explorer” almeja melhorar o desempenho do navegador da Microsoft. Essa alternativa agrupa várias funcionalidades, como desabilitar o cache de senhas e SSL, notificações, integração com o sistema de autenticação do Windows etc.
“Performance” é o grupo de opções mais voltado para o sistema propriamente dito. Ali, o usuário pode escolher ativar alternativas que deixem o sistema um pouco mais rápido. “Security”, como o próprio nome sugere, apresenta maneira de garantir mais segurança ao computador por meio da habilitação ou desativação de certas funções.
“User Account Control” permite desativar o controle de conta do Windows, ou apenas impedir a tela escura exibida sempre que ele entra em ação. “Windows” possibilita a desativação de itens do sistema. Muito cuidado com a utilização de qualquer uma das ações presentes nesse grupo, ou você pode acabar sem alguma peça importante do SO, como a Lixeira.
“Windows Media Player” traz modificações para o famoso player do Windows. Por último, “Windows Update” permite que você desative a função, possibilite a instalação automática das atualizações ou deixe ao encargo do administrador. Não se esqueça de que ao efetuar as alterações, é necessário clicar em “Save” para armazená-las.

Limpeza

O segundo grupo de funções do programa é o “Cleaner”. Ali, você pode fazer uma limpeza completa de itens que não são mais importantes para o sistema, mas permanecem acumulados. Também é possível excluir o histórico dos navegadores, além de desinstalar programas que você não utilize mais.
Fazendo limpeza
Para começar, é necessário fazer uma análise. Marque os itens da tela que você deseja que sejam verificados pelo aplicativo e clique em “Analyze”. Feito isso, o aplicativo inicia a operação que pode ser acompanhada em tempo real na interface do programa. Ao final, para começar a limpeza, basta clicar em “Clean”.

Inicialização e menu de contexto

A guia “Startup” apresenta todos os aplicativos e serviços que são iniciados junto com o Windows. O excesso de programas pode deixar a inicialização mais lenta e, o objetivo dessa função é ajudá-lo a eliminar o que não precisa essencialmente ser ligado no momento do boot do sistema. Para retirar qualquer item da inicialização, basta desmarcar a caixa presente ao lado dele.
Inicializados junto com o sistema
Por último, a guia “Menu de contexto” apresenta o que é oferecido ao usuário quando um menu de contexto é aberto. Se você quer um visual mais limpo, vale a pena eliminar itens que você utiliza pouco. Para excluir qualquer uma das opções, basta desmarcá-la.






Comentários