Gest


Esqueça os cliques: controle as ações do mouse nas janelas do sistema desenhando.

O Gest é um programa que tem como objetivo substituir alguns comandos ativados através de cliques por desenhos feitos com o mouse na tela. O aplicativo dispensa instalação e, para o uso, basta executar a partir do arquivo disponibilizado pelo download. Você também pode utilizá-lo de maneira portátil, a partir de um pendrive ou de outro dispositivo de armazenamento.
Os gestos devem ser feitos com o botão direito do mouse pressionado, para que o aplicativo reconheça a sua ativação.

Configurações

Uma vez executado e enquanto estiver ativo, o Gest funciona a partir de um pequeno ícone disponibilizado na Bandeja do sistema (systray). Ali, você pode alterar algumas das configurações padrão do programa (por meio do menu “Edit Settings”). A janela de personalização é dividida em abas, para facilitar na hora de encontrar o que será modificado.
A primeira delas, “Gestures”, é a que define as funções reconhecidas pelo aplicativo. Nessa aba, é possível definir quais serão os gestos efetuados e quais ações eles representam. Para fazê-lo, primeiro observe que cada campo presente na guia é referente a uma tarefa (voltar, atualizar, nova janela, minimizar etc.).
Agora, é necessário você compreender que o programa não captura letras, ele entende a movimentação do mouse. Ou seja, ele vai observar as direções (direita, esquerda, para cima e para baixo). Em cada campo, você deve definir como quer mover o ponteiro para que a ação seja compreendida.
Configurando os gestos
Para isso, você deve escrever as letras correspondentes às direções. Por exemplo, se você quer fechar uma janela movendo o mouse para a direita e para cima, no campo “Close window”, você deve digitar as letras R (de right, ou direita em inglês) e U (de up, ou para cima em inglês). É importante lembrar que as letras devem ser separadas por vírgulas.
Há dois comandos diferentes, o uso do “O” para representar um círculo e o “+” para alternar entre janela e aba. Como padrão, os comandos são executados na guia ativa do aplicativo que está aberto no momento. No entanto, se você acrescentar um “+” antes das letras, ele passa a ser aplicado na janela.
A segunda guia das configurações, “Gesture Box”, se refere à localização da “janela” de comandos do programa. Além de definir a opção de aparência para a caixa de comandos. Nela, você pode modificar a cor da caixa de texto e a sua preferência de posição.
A aba “Mouse Trail” permite que você altere a linha desenhada pelo mouse.Você pode modificar a largura da faixa, a cor e opacidade. Além disso, também é possível simplesmente desativar o desenho gráfico.
Definindo o traço do mouse
Em “Extra settings”, é possível definir a sensibilidade do mouse para os desenhos, se o ícone do programa deve ser mostrado na Bandeja do sistema (systray), os aplicativos nos quais ele deve ser habilitado, entre outras opções.

Utilizando o Gest

O Gest permite que você tome algumas ações simples no Windows Explorer, nos principais navegadores e no Photoshop por meio de desenhos feitos com o mouse. Agora que você já configurou o aplicativo, é só começar a aplicar a movimentação definida para executar as ações. Não se esqueça de que o botão direito do mouse deve estar pressionado antes da movimentação.
Gesto na janela e direções acima
Para ajudar na visualização, o traço “desenhado” aparece na tela, ao mesmo tempo em que uma janela mostra a sequência de direções reconhecida pelo aplicativo. Quando o programa obtiver uma configuração de movimentos que não esteja em suas configurações, ele pergunta ao usuário se ele deseja associá-la a alguma atividade.






Comentários