Edite seus vídeos e adicione uma série de efeitos incríveis com este aplicativo grátis que roda direto no navegador!
Editar um vídeo é uma tarefa que afasta muitos usuários, que acham que isso se trata de algo complicado demais – e o fato de alguns programas especializados serem pesados, pagos e difíceis de serem dominados não ajuda. Felizmente, volta e meia surge um serviço que vai de encontro a todas essas características, sendo a escolha certa para quem deseja começar a produzir clipes próprios.
É o caso do FileLab Video Editor, um editor de vídeos que roda direto no navegador e reúne as principais funções de um aplicativo da área, além de apresentar uma série de efeitos para trazer muito estilo ao seu trabalho.
Antes de começar
Logo após acessar o serviço, você precisa instalar um plugin bastante leve, que permite o uso do aplicativo online. Após isso, a página carrega normalmente – mas o primeiro passo é clicar em “Sign In” no topo da janela e entrar com sua conta do Gmail, Facebook ou Yahoo. Desse modo, seus vídeos podem ser salvos e editados mais tarde.
Corta, cola e edita
Com tudo devidamente configurado, é hora de começar o trabalho e aprender as ferramentas mais simples do editor. “Add File” permite que você suba um vídeo para ser o principal a ser editado – ele pode estar nos formatos mais usados, como MP4, MPEG e AVI. Já “Add Overlay” adiciona um segundo filme, que pode sobrepor ou integrar o outro clipe.
Por sua vez, “Remove” elimina o vídeo ou efeito selecionado. “Undo” e “Redo” funcionam para recuperar a ação passada ou desfazê-la. “Split” é a opção mais útil, pois separa o vídeo em vários pedaços e permite a inserção de efeitos e transições.
É efeito que não acaba mais
O grande destaque do editor é mesmo o vasto cardápio de efeitos especiais e transições animadas. Localizados na metade da direita da tela e ilustrados de acordo com a mudança que eles realizam no vídeo, eles podem deixar o arquivo com a sua cara, além de dar um toque profissional à produção.
Para adicioná-los, basta arrastar o efeito desejado para a parte da linha do tempo marcada por uma estrela e enquadrá-lo na parte do clipe que será alterada.
Eles são bem variados: enquanto alguns só regulam o brilho (“Auto Brightness”) ou o contraste entre as cores (“Auto Contrast”), outros funcionam como filtros, transformando o clipe em vidro (“Glass”), em rascunho (“Pencil Sketch”) ou até em uma televisão com problemas de sinal (“TV Simulation”).
Entre as transições estão fades, espirais e rolagens, lembrando bastante os famosos efeitos presentes no Power Point. A intensidade da maioria é padrão, mas alguns podem ser ajustados ao clicar com o botão direito nele e indo em “Edit video effect”.
Quando tudo estiver pronto, vá em “Make Movie”, selecione a resolução desejada (há opções especiais, como o tamanho de tela do YouTube ou de um celular com Android). Você ainda pode pré-visualizar a criação, renomear o arquivo e escolher a pasta de destino. Por fim, clique em “Convert” e aguarde o final do processo.
Comentários
Postar um comentário