Mouse without Borders


Utilize vários computadores com apenas um mouse e um teclado!


Mouse without Borders é um software desenvolvido no projeto The Garage, da Microsoft. O aplicativo permite que os usuários utilizem até quatro computadores diferentes com apenas um mouse e um teclado. A ferramenta faz uso da rede para que as máquinas consigam se comunicar e passem a impressão de que o usuário está utilizando apenas um PC.
O legal do Mouse without Borders é que o usuário não precisa se preocupar com endereços IP e opções complicadas, uma vez que o programa faz toda a configuração entre as máquinas de forma automática. Basta anotar a chave de segurança corretamente e deixar que a ferramenta faça todo o trabalho pesado.

Como surgiu

A divisão The Garage da Microsoft é uma espécie de laboratório experimental para os funcionários da empresa. Nela, os programadores podem investir algum tempo trabalhando em seus projetos pessoais, desde que eles tragam algum benefício para a companhia.




Assim que o Mouse without Borders foi criado. Frustrado por ter que trabalhar com diversos teclados e mouses sobre a mesa, o programador Truong Do decidiu desenvolver uma aplicação que permitisse acessar várias máquinas, utilizando apenas um periférico de cada tipo e usufruindo da rede para a transmissão de dados.

Primeiro passo: configurar

Depois de instalar o Mouse without Borders, é preciso configurar o aplicativo para que ele reconheça as máquinas a serem utilizadas. Um assistente muito simpático ajuda muito o usuário nessa etapa, mesmo não tendo tradução para o português.
O programa deve ser instalado em todos os computadores que você quiser acessar. Depois disso, é hora de começar a acertar a comunicação entre os PCs. A primeira tela da configuração tem como título “Let’s get started”. Ela possui dois botões: “Yes” e “No”.
Primeira tela de configuração
Na máquina em que o mouse e o teclado estiverem instalados, escolha a opção “Yes” e aguarde até que a tela para digitar a chave de segurança seja exibida.  Nos demais computadores, clique em “No” para que a janela com a chave seja mostrada.
O próximo passo é digitar os códigos gerados no computador primário (aquele com o teclado e o mouse) para que o Mouse without Borders consiga identificar e autorizar o acesso aos demais PCs. É importante que você insira as chaves e o nome das máquinas exatamente como é exibido nas telas da aplicação.
Pronto, depois de clicar no botão “Link” é só aguardar até que todas as configurações sejam feitas e a comunicação estabelecida. Caso tudo ocorra bem, uma mensagem de sucesso será exibida ao final do processo.
O usuário pode personalizar outras opções do Mouse without Borders. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone presente na Bandeja do sistema (systray) e escolher a opção “Settings”.

Os recursos oferecidos

Com o Mouse without Borders, o usuário pode não só navegar entre as máquinas como fazer login e logoff simultâneo. Uma funcionalidade muito útil é a de compartilhar a Área de transferência dos computadores. Assim, se você copiar um texto no PC 1, por exemplo, pode colá-lo sem problemas no PC 4.
O recurso de arrastar arquivos também é oferecido, facilitando a troca de arquivos. É como se o usuário tivesse utilizando apenas uma máquina, com vários monitores. A diferença é que você pode dispor de até quatro processadores para realizar suas atividades diárias.





                                                                         
                                                                      

Comentários