Better Directory Analyzer

Descubra o que tem ocupado espaço em seu disco rígido de forma rápida com este aplicativo.

O Better Directory Analyzer é um programa que permite analisar o seu disco rígido. Com ele, você é capaz de identificar o que está instalado em seu computador, juntamente com o espaço que é ocupado por cada item. Da mesma maneira, você pode detectar arquivos duplicados e ocultos, além de poder imprimir um relatório completo com as informações obtidas.

Como o aplicativo funciona

O programa opera a partir de uma única janela. Ela está dividida em abas para facilitar ao usuário a localização das suas funções. Na primeira delas, “File”, está o mecanismo de busca dos arquivos presentes no computador. Para reduzir a quantidade de resultados, você pode começar aplicando filtros à pesquisa.
É possível definir os tamanhos mínimo e máximo dos arquivos e escolher uma data de alteração. Caso deseje que o aplicativo verifique os subdiretórios da pasta em questão, marque a alternativa “Include Subfolders”. Então, clique em “Select Folder” para definir qual será o diretório alvo de sua pesquisa.
Exibindo resultados
Feito isso, o programa inicia automaticamente a busca e o processo pode demorar. A variação do tempo necessário para concluir a pesquisa depende do tamanho da pasta escolhida e do número de arquivos presentes nela. Ao final, os resultados são exibidos na interface do próprio aplicativo, com o nome dos arquivos, localização, tipo e tamanho.
Uma vez obtidos os resultados, você pode alternar para as outras abas e verificar o que cada uma especifica sobre os arquivos encontrados. Na segunda guia, “File Types”, são mostrados os formatos referentes ao conteúdo presente. Em “Duplicate Files”, você visualiza o que foi localizado pela busca como em duplicidade. Já “Hidden Files” há a exibição dos arquivos ocultos.
Por último, “Largest Files” mostra os arquivos encontrados pela pesquisa que ocupam mais espaço.

Emitindo o relatório

Se você quiser obter um relatório dos dados analisados, basta acessar a aba “Report HTML”. Veja que no lado esquerdo da tela há o que você deseja ou não incluir na listagem emitida. Para escolher ou retirar algum item, basta marcar ou desmarcar a opção, respectivamente. Em seguida, defina o local para o armazenamento do arquivo gerado.
Relatório
Você pode digitar o caminho da pasta no campo disponível em “Output file” ou clicar no botão “Browse” para localizá-la em seu computador.  Quando tudo estiver conforme o desejado, clique em “Create Report!”. Feito isso, o programa inicia o processo de criação do relatório e você pode encontrá-lo no diretório previamente definido.
Além do formato HTML, é possível exportar os dados adquiridos em CSV.


                                                                

Comentários